O outono chegou. Nossos olhares puderam acompanhar a sua chegada gradual, como se fôssemos receber um convidado que aguardamos chegar em nossa casa.

Aos poucos sentimos que a explosão e a exuberância do verão queriam serenar. O caminho expansivo que fazíamos para fora, em direção ao mundo, agora inverteu o sentido. Começamos a caminhar para dentro, em direção a um recolhimento que chegará ao ápice no inverno.

Outonar… o outono da vida corresponde à idade madura. Mas, todos os anos, vamos nos acostumando com os trajes do outono, seus caprichos e suas cores. Como se fôssemos treinando para aqueles períodos da vida em que os frutos estão maduros, a incidência da luz diminui, o murchar se revela, árvores ficam desnudas e a força interior aguarda o novo ciclo.

É no outono em que vemos lá fora, na natureza, que o céu mudou de cor, o canto dos pássaros soou com menos vigor, a temperatura caiu. É nessa época do ano também em que colhemos as safras para a provisão do inverno. Frutas amadurecem. Folhas caem. O vento sibila de um jeito peculiar.

Nossa alma acompanha o outonar da natureza. Enquanto a natureza ao redor se recolhe, a alma em nós acorda do sono do verão. Desperta para a necessidade da contemplação e do caminho interior individual.

Que o outono nos convide a contemplar o que está fora e o que está dentro, com serenidade e profundidade. E nesse contemplar sereno, vamos aproveitar para observar como as crianças sentem e vivem o seu outono. Todos os anos, temos a oportunidade de ver como cada estação reverbera em cada criança. Treine o seu olhar!

E além de observar as crianças no outono, podemos trazê-lo para perto, para dentro de casa ou da escola com histórias e atividades que nos conectem ao que acontece lá fora, na natureza que nos circunda.

Hoje deixo uma sugestão: fazer uma transparência com folhas e flores secas (ensinei dois processos de secagem no post anterior), no formato de ovo da Páscoa. Assim, misturamos duas referências da época em uma única atividade: outono e Páscoa. Quer melhor do que isso?

Você poderá imprimir no arquivo abaixo o molde que mencionei no vídeo e começar a diversão!

Deixo também aqui o vídeo com o passo-a-passo para fazer essa atividade com as crianças:

E, por fim, algumas ideias de histórias para a Páscoa:

Duas histórias divertidas com Coelhos para a Páscoa

História nova para a Páscoa – A Coelha e a Estrela

Uma história para a Páscoa

Um ótimo outono a todos!

2 thoughts on “Transparência para a Páscoa e Outono

    1. Olá, Rosemery,

      Já sei que você fez muitos ovos como esse, na sua escola. Fico feliz por inspirar histórias e manualidades. Bjos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *