Vivemos no planeta Terra, um organismo que tem a sua vida e a de todos os outros seres vivos ritmada pelas estações do ano. As estações se sucedem de forma gradual e a sua essência vive e marca um novo chamado para a natureza e para nós.

Hoje damos boas-vindas ao inverno. Pouco ou muito frio, ele chega e nos faz um convite especial. O inverno convida ao recolhimento, a uma escuta fina, uma visão acurada, convida a pausar, a descansar.

Na passagem de uma estação para a outra as cores da vida vão se transformando. O céu se revela diferente, o pôr do sol vai sendo matizado por novos tons. Uma quietude aparente do lado de fora, mas por dentro é tempo de muito movimento, o pulso de vida se faz presente, germinando o que há de brotar e se expandir com intensidade na primavera vindoura.

Assim, no inverno profundo, onde o silêncio predomina, a terra está no auge de potência criadora, no máximo da sua capacidade de produzir vida.

Assim como a natureza se recolhe e se volta para dentro de si, nós também sentimos esse desejo. O tempo frio nos pede isso, mas também a nossa alma. Esse burilar interno é marcado por um tempo diferente, uma cadência mais lenta e reflexiva, mas que nos exige força e coragem para manter calor e luz nos nossos corações, mantendo vivo o gérmen de vida que carregamos.

A nossa casa pode ganhar um brilho novo e ficar ainda mais aconchegante no frio. Pode ser uma mantinha sempre a postos no sofá, um cheiro de chá no ar ou de algum prato típico que é tradição nessa época e não pode faltar. Ou quem sabe a alegria das cores das festas juninas? Importante cultivar os rituais que podem viver nessa época e nutrir nossa alma e a de quem está por perto.

Experimentar essa estação é também ajudar as crianças a silenciarem, mas em outro nível: cultivando o silêncio interno para perceber o mundo ao redor e o que ele nos conta.

O brincar nessa época pode ser muito rico e surpreendente. As crianças não precisam ficar dentro de casa todo o tempo.

Não devemos perder a oportunidade de brincar fora com um ar geladinho nos envolvendo e promovendo novas percepções táteis, com uma garoa caindo sobre a terra e criando novas texturas, cores e cheiros, e de observar as plantas e animais, que mesmo nesse momento tão íntimo de recolhimento sempre nos presenteiam com algo valioso.

Não importa em qual lugar do Brasil você está, o inverno se faz presente. A essência do inverno derrama seu perfume por todo canto, com nuances muito particulares na alma, na casa, na natureza. Cultivem a luz que se faz necessária e que nos nutrirá ao longo desses meses mais frios.

Um bom inverno para todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *