Faltam duas semanas para a Páscoa e resolvi trazer mais opções de histórias e de atividades para fazer com as crianças nessa época.

No último domingo compartilhei um vídeo (link abaixo) em que contei uma história que traz a grande imagem que usamos para as crianças na Páscoa: a transformação da lagarta, em crisálida e, depois, em borboleta. Usando imagens, falamos direto ao coração da criança. Como falar de morte e ressurreição de maneira mais bonita? Explicar demais de uma forma adulta, intelectualizada, não aproxima a criança do tema central dessa celebração. Pelo contrário!

Após a história, ensinei a fazer uma borboleta super fácil, com papel contact, papel de seda em pedacinhos e prendedor de roupa! Ah, é o mesmo molde que uso quando faço borboletas de feltro, como essa abaixo:

Baixe o molde e comece a enfeitar a sua Páscoa:

Primeiro, deixarei o texto da história e, logo abaixo, o vídeo com o tutorial e a história narrada.

Rosa Vermelha

Era uma vez uma linda rosa vermelha. Ela havia crescido no meio de um jardim muito bem tratado; a seu lado nasciam rosas, cravos e margaridas. Eram todas suas amigas: cheirosas e lindas como ela.

Um dia, notou que no muro bem ao seu lado, havia uma lagarta: – Veja, disse ela para a margarida, um bicho nojento aqui perto de mim! Saia daí, lagarta feia, não se aproxime!

Mas a lagarta não saiu. Andava para baixo e para cima no muro, bem perto da rosa vermelha. Ela reclamava, encolhia-se de nojo, chorava, mas a lagarta feia ali se deixava ficar.

Um dia, quando a rosa acordou, viu que o bicho havia criado em torno de si uma casca grossa.

– Ora, até ontem, disse a flor, aquele bicho horrível, e hoje, essa coisa parada que só dorme… Meu Deus, que sina!

Os dias passaram, e numa manhã de sol, quando a rosa olhava para aquela coisa dura, viu que a casca começava a se quebrar, e de dentro saiu a borboleta mais linda e colorida que a rosa já vira. Graciosa e bela, a borboleta deu seu primeiro vôo. A flor estava fascinada.

– Que linda! Conseguiu a rosa falar. Venha pousar sobre minhas pétalas…

No vídeo, tem o passo-a-passo para fazer a borboleta:

Espero que sua Páscoa seja inesquecível!

Abraços fraternos.

5 thoughts on “Rosa vermelha (História para a Páscoa) e Borboleta que voa

  1. Fantástica! Trabalhar a metamorfose com sentido da ressurreição

  2. Que linda essa história.Seu canal me ajuda muito. Amo suas histórias. Muito obrigada .

    1. Olá, Vera! Agradeço muito seu comentário, que me faz saber como esse trabalho está ecoando por aí! Bjos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *