Imagem: Pixabay

Era uma vez uma gatinha muito esperta, mas que pensava que já conhecia tudo e que não teria nada para aprender com ninguém. Ela se achava a gatinha mais sabida do mundo!

Certa vez, a sua mamãe lhe disse:

“Venha, minha menina, hoje eu vou te ensinar a subir numa árvore bem alta”.

A gatinha, que estava toda enroladinha, confortável, deitada à sombra de um flamboyant, levantou a cabeça, olhou para os ramos da árvore que balançavam ao vento e miou:

“E quando estivermos lá em cima, o que faremos?’

“Oras, querida, nós desceremos” – respondeu a mamãe.

“Ah, subir no alto de uma árvore para descer logo em seguida, isso eu não quero não, isso não serve para nada!” – disse a gatinha, enfiando a cabeça entre as patas.

E enquanto ela estava assim, quase cochilando, percebeu que um canzarrão corria em sua direção, latindo furiosamente.

Então, sem perder tempo, ela subiu pela árvore acima com toda a velocidade e teve a sorte de alcançar o galho mais alto. Mas as suas garras, que não tinham treinado e não eram tão fortes, escorregavam e ela mal se aguentava ali.

Enquanto isso, o enorme cachorro latia sem parar, correndo por todos os lados e dando voltas na árvore. Depois que ele se cansou e foi embora, a gatinha respirou fundo e ficou contente ao ver sua mamãe, que foi ao seu encontro e lhe ensinou a descer da árvore em segurança.

Quando chegou em casa, engoliu o jantar e foi deitar-se sem dizer uma palavra, pensando que, no fundo no fundo, ainda não sabia muita coisa da vida e que era muito, muito divertido aprender. Daquele dia em diante, ela queria aprender muitas coisas novas e treinar e treinar.

Depois, como estava cansada daquele susto, enroscou-se junto à mamãe, fechou os olhos e adormeceu.

História portuguesa adaptada por Ana Flávia Basso

2 thoughts on “A gatinha mais sabida do mundo

  1. Muito linda sua história! Parabéns por seu trabalho!

    1. Olá, Lucia Helena! Que bom que gostou da história! Bom te ver por aqui. Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *