Desde os tempos mais antigos, as mulheres se sentam em roda para ouvir e contar histórias.
Histórias que embalam crianças, transmitem a sabedoria do povo, unem gerações, curam feridas invisíveis e revelam segredos que só o tempo — ou os símbolos — conseguem traduzir.
E é nesse espaço sagrado da escuta e da simbologia que os 4 elementos da natureza — Terra, Água, Fogo e Ar — ganham voz, corpo e alma.
Eles não estão apenas nos ventos, nos rios, nos vulcões ou nas montanhas.
Eles vivem dentro de cada ser humano.
Você vivencia o seu dia a dia sabendo que os 4 elementos da natureza também moram dentro de você?
- Terra é corpo e instinto
- Água é emoção e intuição
- Fogo é desejo e transformação
- Ar é palavra, pensamento e liberdade
Nos contos populares do mundo inteiro, eles aparecem através de diferentes imagens, que não estão na narrativa ingenuamente. Seu papel é certeiro para o desenrolar da história. São portais para o autoconhecimento de quem ouve ou lê a história. Mas é preciso saber como olhar para essas imagens!
E quando uma mulher acessa essa sabedoria e atravessa esses portais… ela retorna mais inteira, mais viva, mais dela.
A TERRA nos convida a lembrar de nossas raízes
Ela é corpo, sustento, chão. O elemento terra nos ensina a estabilidade, estruturação, a criar bases. A terra nos ensina a voltar pra casa. Para o corpo. Para o agora, chamando a nossa presença.
A ÁGUA nos chama para sentir
Nos contos, ela é muitas vezes o lugar da perda e da revelação.
Mas também é nas águas que a vida se purifica, que as emoções encontram fluxo e que a intuição fala mais alto. A Água nos pede: “Você está permitindo que a vida flua… ou está tentando represar o que precisa seguir?”
O FOGO desperta a transformação
A chama da alma feminina arde nos contos que falam de coragem, dor e renascimento.
A menina dos fósforos, com sua luz em meio ao frio. O pássaro de fogo, símbolo do desejo de voar mesmo correndo riscos. O fogo queima o que precisa morrer. Mas também aquece, ilumina e nos devolve a potência.
O AR sopra as palavras que curam
É pelo ar que a voz se movimenta.
É o elemento da inspiração, da visão e da liberdade.
Nos contos, o vento aparece como mensageiro, como sopro divino, como aquele que leva embora o que já não é nosso e traz de volta a memória do que esquecemos. E você, tem escutado o que o vento está tentando te contar?
Os elementos falam. Os contos traduzem. E a alma escuta.
É por isso que nasceu uma edição inédita dos Encontros à Luz dos Contos – Os 4 Elementos — um espaço de reconexão simbólica para mulheres que sentem esse chamado ancestral dentro de si.
Durante 6 encontros, vamos seguir com a nossa dupla jornada tão conhecida: de contemplação da natureza e leitura simbólica dos Contos de Ouro. Durante 2 anos e meio, conduzi grupos de mulheres voltando o nosso olhar par as estações do ano. Foram encontros incríveis e contos que nutriram a nossa alma, potencializaram transformações e ampliaram o nosso repertório das narrativas do mundo.
Acontece que senti o chamado para explorar a contemplação de outros seres da natureza e, a partir de 2026, vou guiar novas jornadas – mas sempre criando intimidade com a natureza (a nossa Grande Mãe) e possibilitando a vivência de que os Contos são um caminho gentil de transformação interior em um mundo caótico e acelerado. Os Contos nos embalam, nos convidam ao movimento, a ampliar horizontes e nos fortalecem para sermos quem realmente somos.
Quero convidar você, mulher que quer abrir na sua vida um espaço de cultivo da interioridade, de nutrição da alma e sabe que as narrativas de diferentes povos carregam uma sabedoria universal que está se perdendo. E da qual somos guardiãs.
Precisamos ler essas histórias, carregá-las no coração e contá-las quando sentirmos o chamado.
AQUI está o link para esse grupo.
Como será essa jornada?
Serão encontros quinzenais, com uma ritmicidade que respeita a nossa rotina e não nos rasga e aperta.
Os encontros acontecerão ao vivo, porque gosto de conhecer vocês, trocar ideias e criar intimidade. O mundo precisa que usemos o virtual para criarmos afetos!
Mas, quem não puder estar ao vivo, poderá ver a gravação no seu tempo e sentirá o calor afetuoso que sempre criamos com a nossa roda de mulheres sensíveis e potentes.
Manteremos o nosso dia e horário: 2as feiras, das 19h30 às 21h30. Se você ainda não conhece a nossa roda, será muito bem-vinda!
Quero te apresentar uma nova visão para os 4 elementos – que não tem nada a ver com o que você aprendeu na escola! Você entrará em contato com a potência curativa dos 4 elementos e dos Contos de Ouro que selecionei para nos conectarmos com o mundo que pulsa fora de nós e dentro de nós.
Te espero no Encontros à Luz dos Contos – Os 4 Elementos! Veja as informações completas no LINK.
Abraços fraternos,
Ana Flávia Basso