Imagem: capa da edição mais recente.

Desde o início do canal no YouTube, eu criei uma playlist chamada “Histórias de tirar o chapéu”, com sugestões de livros belíssimos, para os quais eu realmente tiro o chapéu!

São livros que encantam pela qualidade do texto, pelas ilustrações, projeto gráfico, adequação da linguagem ao universo infantil… Livros que reúnem múltiplas qualidades e nos quais vale a pena investir o seu dinheiro (convenhamos, alguns livros tem um preço bem salgadinho…)

Para qual livro eu tiro o chapéu?

O livro que eu escolhi para essa época das festas juninas faz parte da Coleção Mico Maneco, uma seleção de 20 livros destinados às crianças que estão aprendendo a ler. Mas as histórias são tão bonitas e sonoras, que podem ser contadas também para crianças menores, para que simplesmente ouçam a cadência da nossa língua portuguesa.

E essa história, particularmente, traz muitos elementos da nossa cultura, como forró, sanfona, zabumba, quati, caxinguelê, xaxado… Combina até com o São João, que está chegando!

Além disso, ela trabalha muitos fonemas, auxiliando as crianças que estão aprendendo esses sons e as que têm alguma dificuldade com eles.

Espero que você goste dessa dica e se anime a conhecer toda a coleção, que conheci quando minha filha ainda era pequena e hoje faz parte das nossas memórias afetivas.

Abraços joaninos!

Dados do livro

Título: A zabumba do quati

Autora: Ana Maria Machado

Ilustrador: Claudius

Editora: Melhoramentos/ Salamandra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *