O inverno começou oficialmente no dia 21 de junho e trouxe consigo inspirações!
Eu confesso que sofro muito com o frio, mais do que a média das pessoas, que conseguem andar com uma blusinha enquanto eu preciso de casaco, cachecol e meias quentes! Mas, depois vou me acostumando e entrando no clima, curtindo as comidinhas quentes, os cobertores, o aconchego que buscamos entre nós, a introspecção da época do ano.
Sempre recebo pedidos de brincadeiras e histórias sobre o inverno para levarmos às crianças. Realmente, esse não é um material muito abundante e, quando encontramos alguma coisa, o texto menciona neve e realidades que não vivenciamos no Brasil. Atendendo pedidos, criei várias brincadeiras com movimento, inéditas, para o nosso inverno.
Vamos entrar no clima da nova estação?
Para isso, precisamos construir a nossa casinha e entrar dentro dela, sentindo seu abrigo. Assim ficaremos quentinhos, protegidos e dormiremos tranquilamente. É o que veremos na brincadeira “Tijolo sobre tijolo”.
Deixarei o texto abaixo e, logo a seguir, o link para o vídeo, que te ajudará a ver os gestos, a entender como executá-los e a compreender quais as qualidades e benefícios dessa brincadeira. Espero que todos se divirtam por aí!
Abraços quentinhos!
“Tijolo sobre tijolo”
(Ana Flávia Basso, texto e gestos)
Tijolo sobre tijolo
E uma parede eu construí.
Tijolo sobre tijolo
E outra parede eu subi.
(Repetir a estrofe)
Telha junto com telha
E meu telhado está aqui!
(2x)
E bem debaixo dele
Do inverno, eu me protegi
Dentro da minha casinha,
Bem quentinha(o), eu posso dormir.
Amei essa história com gestos
Olá, Marta! Fico feliz que tenha gostado e espero que consiga espalhá-la por aí! Bjos
Ameiiii.
Olá, Rosângela!
Meu coração se enche de alegria ao saber que você gostou dessa história. Abraços
Oi Ana Flávia!
Eu estou fascinada com seu modo em contar as histórias. Sua tranquilade me passa uma sensação boa, de paz, de memória afetiva da minha mãe, quando contava histórias, éramos 9 filhos crianças!
Fui professora de Educaçao Infantil durante 20 anos. Sou aposentada, tenho 61 anos e sinto a maior vontade em fazer contações de históriasas. E você está sendo minha inspiração! Muito obrigada! De coração!
Olá, Maria Rosa!
Que mensagem gostosa de ler! Fico feliz por levar inspirações e ativar lembranças afetuosas com sua mãe.
Espero que esteja contando histórias por aí! Bjos