Nós, pais e professores, educadores em geral, estamos sempre preocupados com os alimentos que as nossas crianças ingerem: se comeram direito, o que levarão de lanche, se limparam o prato… A alimentação é uma preocupação sem fim!
Mas existe um outro aspecto da educação infantil tão importante quanto a alimentação e eu te pergunto: que história você contará para a sua criança hoje?
Quando uma criança nasce, a gente começa a aprender sobre a importância dos alimentos, como introduzi-los gradualmente, a oferecer variedade de cores, sabores e texturas, a observar as preferências da criança, os horários das refeições…. São muitas coisas pra gente aprender e planejar.
Já sabemos que os alimentos oferecem nutrientes extremamente importantes para o desenvolvimento físico da criança, para o crescimentos do seu corpo. Comer é uma necessidade diária e dedicamos boa parte do nosso tempo e buscamos sempre novas informações sobre o tema. Mas, comer é apenas uma das necessidades das crianças.
- Você já reparou que uma criança logo aprende a folhear livros e revistas, a ver suas imagens?
- Como elas gostam de cantigas, rimas, os sons das palavras?
- Como, às vezes, ficam hipnotizadas diante de uma TV?
- Como param de chorar com imagens e sons em uma tela, mesmo que ela esteja de ponta cabeça?
Isso nos faz pensar que as crianças se sentem naturalmente atraídas por imagens, músicas e histórias, que isso faz parte do universo infantil. Na verdade, isso faz parte do desenvolvimento do ser humano.
Mas, que imagens e histórias estamos oferecendo às nossas crianças?
Com a nossa rotina atarefada, compramos livros, mas quase nunca temos tempo de lê-los para os nossos filhos. Às vezes, é mais fácil ligar a TV para entreter a criança, do que se sentar com ela, olhar em seus olhos e contar uma história da nossa infância.
O que estamos escolhendo: as opções mais fáceis ou a melhores para as crianças?
Esse é o início de muitas conversas que teremos, abordando a importância das histórias para o desenvolvimento infantil.
As histórias alimentam, harmonizam e encantam.
- Será que as nossas crianças não estão sedentas por esse contato caloroso que o ouvir histórias proporciona?
- Será que elas não precisam também desse tipo de nutrientes?
Além de comida, nossas crianças precisam de boas histórias!
Vamos contar histórias?