Será que tem um contador de histórias bem na minha frente?

Hoje eu quero revelar algo que poucas pessoas percebem.

Atenção: todos nós temos um contador de histórias dentro da gente. Bem aqui, dentro do coração!

  • Em algumas pessoas, esse contador está adormecido num sono profundo.
  • Em outras, ele dorme com o sono leve, pode acordar a qualquer hora.
  • E em certas pessoas ele está se revirando, pronto para despertar!

 

158b3ea47eb4b5467a381bf7aa1d910b

 

Pode parecer que eu esteja exagerando, mas todos nós contamos histórias todos os dias:

  • a gente volta do trabalho para casa e conta como foi, o que aconteceu, o que viu na rua…
  • a gente vai ao trabalho e conta o que aconteceu com a família, o que leu, viu na TV ou na internet…

Narrar faz parte da nossa maneira de tentar compreender o mundo, de dar sentido às nossas experiências. Narrar é natural para todos os seres humanos.

E eu quero te propor um desafio hoje!

Um desafio para você entrar em contato com o seu contador de histórias.

Olha só: você vai escolher algo que aconteceu com você no trabalho ou fora de casa. Um fato qualquer que você tenha visto ou vivenciado. Quando voltar para casa, você contará esse fato de uma maneira diferente do que faria habitualmente.

Ficou claro? Então, recapitulando:

  1. escolher um acontecimento;
  2. contá-lo de uma forma diferente.

O importante é experimentar uma nova relação com as palavras e a narrativa.

Eu tenho certeza de que, com esse exercício, você despertará o seu contador de histórias para novos caminhos e novas possibilidades. Você topa o desafio?

 

17 thoughts on “Você precisa conhecer essa dica para contar histórias hoje

    1. Olá, Claudete! Que bom saber que você gostou da proposta que venho trazendo! Espero que tenha se inspirado pra contar mais histórias por aí! Abraços.

  1. Conto histórias todos os dias para os meus alunos.
    Quero muito entrar para o mercado de contação de histórias ♡♡♡

    1. Olá, Tania! Maravilha saber que os seus alunos são sortudos por terem uma professora que compreende o valor das histórias na educação. Contar histórias é uma nobre tarefa, que bom que quer seguir também por esse caminho. Acompanhe aqui no blog, no canal do Youtube e na página do Facebook as dicas e histórias para que você trilhe um belo caminho como contadora! Abraços

  2. Oi Flávia como gostei de te descobrir.Contava muitas histórias pra minha filha comer.Hoje ela ja me deu 2 netinhos e quero voltar a contar histórias!

    1. Olá, Rosimar! Que delícia ter netinhos para continuar a desenvolver sua habilidade em contar histórias (também quero ter essa experiência). Bom saber que você está por aqui! Veja também o canal do Youtube e a página no Facebook, com dicas complementares. Abraços

  3. Ola…sou professora da Ed.Infantil-Maternal. Suas reflexões, ensinamentos e histórias tem me ajudado muito no meu trabalho com as crianças. Elas adoram histórias e é através delas que ensino toda a pedagogia que preciso. Parabéns…seu trabalho é lindo, leve, suave e tranquilo. Adoro ouvir suas histórias. Beijo

    1. Olá, Marialves! Que delícia ler sua mensagem tão gentil! Fico realmente muio feliz por poder contribuir de alguma forma com seu trabalho e por saber que suas crianças, desde pequeninas, estão recebendo histórias com qualidade.
      As pessoas têm se preocupado com quantidade e ‘pirotecnia’ em sala de aula, mas precisamos resgatar simplicidade, profundidade e leveza com as crianças. E vamos contando histórias! Beijos

  4. Olá Ana Flavia!
    To apaixonada pelo seu trabalho! Tenho gêmeas de 3 anos e tenho me abastecido por aqui, todos os dias!!!!! Obrigada!!

    1. Olá, Jane! Que bom saber que você e suas gêmeas estão aproveitando juntas as dicas e ideias que venho trazendo! Fico feliz com a notícia! Abs

  5. Olá Ana Flavia, gostaria muito de fazer um curso para aprender a contar histórias. Você têm cursos assim? Onde posso fazer? Obrigada! Adorei você! !

    1. Olá, Paula! Que bom que o desejo de se aperfeiçoar no contar histórias despertou em você.
      Eu estou planejando um curso online, mas também participo de eventos em escolas, feiras literárias e grupos que se organizam para cursos e aprofundamentos.
      Se quiser mais informações, peço que escreva para educarcomhistorias@anaflaviabasso.com.br
      Abraços!

  6. olá Ana! Seu trabalho é genial! Parabéns!!!! Adoro contar histórias para meus alunos e agora que sou vovó, vou contar histórias pra minha netinha com muito prazer.

    1. Olá, Valdirene! Muito obrigada pelo carinho. Fico feliz por saber que você conta histórias para os seus alunos e que já pretende contar para o(s) netos(s) (Já estou supondo que terá mais outros nestos…)
      Um forte abraço!

  7. Olá Ana! Seu trabalho é fantástico! Adorei te conhecer. Conto histórias tds os dias para meus alunos e agora que sou vovó, vou contar pra minha netinha com muito prazer. Beijos!

    1. Olá, Valdirene!

      É uma alegria ver uma professora animada com as histórias e já fazendo planos para contar histórias para a netinha e para os outros netos que virão!
      Abraço forte!

    2. Olá, Valdirene!

      É uma alegria ver uma professora animada com as histórias e já fazendo planos para contar histórias para a netinha e para os outros netos que virão!
      Abração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *